sexta-feira, 4 de julho de 2014

A boca fala do que está cheio o coração



Você conhece alguém que só fala coisas ruins, está sempre de mau humor, chateado, aborrecido, preocupado? Em compensação há pessoas que estão sempre sorrindo, alegres, tem sempre uma palavra de bênção pra dar, apresentam sempre boas notícias, são otimistas embora estejam enfrentando problemas? Jesus nos mostra através de sua palavra, que é a forma com enchemos a nossa mente. Vamos ver Lucas 6:45. Devemos ter cuidado com as coisas que estão enchendo nosso coração, cuidado com o que vemos, com o que ouvimos (programas de tv, musicas, fofocas).
Faz parte da natureza humana, observar as pessoas, principalmente as que estão mais perto, e tentar ou desejar corrigi-las do nosso jeito, achando que faríamos melhor ou resolveríamos o problema da melhor forma.
Jesus vendo isto, nos alerta que devemos retirar primeiro a trave dos nossos olhos e depois tentar ajudar nosso próximo que, a nosso ver precisa de ajuda. Isso acontece com muita frequência no local de trabalho, nas discussões em família, na roda de amigos, mas Jesus também nos alerta sobre o juízo temerário (Mt 7:1-2). Ele diz: “E por que reparas, tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?” (Mateus 7:3)
Devemos ter cuidado, ao fazer comentários acerca das pessoas, pois o livro de Tg 3:2-10, fala que a língua é um órgão indomável, devemos ter cuidado ao falar para que não coloquemos tudo a perder, pois ao falarmos algo negativo sobre alguém estamos lançando maldição sobre a vida daquela pessoa, no vs 10, vemos que essas coisas não podem ser assim, a bênção e a maldição saírem da mesma pessoa. Pv. 18:21.
No relacionamento conjugal, vemos que há momentos em devemos ter ainda mais sabedoria, momentos de discussão acalorada, onde não devemos e não podemos responder a altura e devemos, como mulheres sábias, usar aquilo que a Bíblia nos ensina (Pv. 15:1) (exemplo da mulher e o copo com agua).
No livro de Ec. 3:7b, vemos que há tempo para todas as coisas, tempo para falar, tempo para ficar calado.
Devemos estar mais preparados para ouvir do que para falar (Tg. 1:19), devemos nos lembrar das três peneiras, analisar tudo e reter o que é bom.
Devemos cuidar daquilo que guardamos no nosso coração como nos ensina o livro de Provérbios 3:1-8.
                                                             Pra. Simone - Rede  de Mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário