Escola de Servos

Mulher Virtuosa, quem a achará? (Pv. 31:10-31)

A mulher, hoje, tem vários papéis a desempenhar, na sociedade, na igreja, e principalmente no lar onde ela tem um ministério específico. Ela pode edificar e construir, e aliás foi para isso que Deus a criou. Contudo, se não for sábia pode destruir tudo com as próprias mãos. Mas por que tamanha responsabilidade para nós mulheres?
Quando Deus criou o mundo disse: Não é bom que o homem viva só, far-le-ei uma auxiliadora que seja idônea (Gn2:18). Então Deus formou a primeira família, colocando a mulher como peça fundamental, e deixou em suas mãos a responsabilidade de ser o rochedo, o ponto de equilíbrio, a orientadora, a ajudadora do marido e mais o privilégio único de ser mãe.
Deus chamou as mulheres para serem sábias: “A mulher sábia edifica sua casa, e a insensata com as próprias mãos a derriba.” (Pv. 14:1).
A mulher sábia é aquela que não manda no marido,  mas também não deixa de influenciá-lo – Deus colocou o marido como cabeça do lar.
Por isso a mulher sábia conversa com jeito, respeito e delicadeza. Exemplo da geladeira.
Já a mulher que não tem sabedoria é aquela que manda o marido comprar a geladeira e ainda dá prazo; ou é aquela que agride verbalmente o marido quando chega em casa, por ele não poder comprar uma geladeira nova.
A mulher sábia é aquela que sabe o momento certo de conversar, que conhece o marido e sabe quando tratar dos assuntos que a incomoda. A mulher que não é sábia é aquela que pensa somente em resolver seus problemas, não se importando com o estado emocional do marido. Por isso as constantes brigas.
Mas no livro de Provérbios diz assim: “O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes. (Pv 27:15).
Uma das coisas capazes de irritar uma pessoa é o barulho de gotas pingando continuamente. Uma tortura! A Bíblia compara a mulher rixosa com esse “pinga-pinga”.
E diz mais: “Melhor é morar num canto do eirado, do que junto com a mulher rixosa, na mesma casa.” (Pv 21:9 )
E diz também: “Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda.” (Pv 21:19)
Mas o que significa uma mulher rixosa e iracunda? A palavra “rixosa” quer dizer briguenta, barulhenta e “iracunda” significa propensa a ira, irada.
A mulher rixosa é aquela que não para de atormentar o marido, é aquela que a todo instante fica perturbando, reclamando, dando bronca no marido. É a esposa “pinga-pinga”.
Talvez não exista nada pior para uma esposa do ser rixosa e iracunda. Não é esse o plano de Deus para a mulher. Saiba que a Bíblia diz que a mulher cristã santifica o lar, o que torna-se impossível se ela for rixosa e iracunda.
Há maridos que preferem ficar nos bares ou trabalhando até mais tarde, para não ter que ficar em casa ouvindo a esposa.
Mas talvez você esteja pensando que impossível não se irritar com as atitudes do seu marido e deixar de ser uma esposa pinga-pinga. Eu posso lhe dizer que é quase impossível. Sozinha é muito difícil conseguir, você vai precisar da ajuda do Espírito Santo de Deus.

A mulher sábia é aquela que é virtuosa
      Pv 12.4 diz: “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos.”
O marido que tem uma mulher virtuosa é rei! Virtuosa é aquela que tem boa qualidade moral. É, portanto aquela que sabe se vestir de forma DISCRETA, mas ao mesmo tempo ELEGANTE. É aquela que dá bom testemunho, que sabe se portar com DIGNIDADE num ambiente – é EDUCADA e AGRADÁVEL. É MEIGA e não agressiva. Não faz escândalo e nem se torna o “centro das atenções”.
Aquela que não é sábia é a que se veste de forma provocativa, chamando a atenção de outros homens, que fala e ri alto num ambiente, que é inconveniente e indiscreta. É aquela que não tem educação e gosta de aparecer, que fala demais e nas horas erradas.
         A mulher virtuosa que a Bíblia apresenta em forma de acróstico é uma mulher idealizada, uma espécie de modelo em que todas nós podemos nos orientar para tornar felizes todos aqueles que nos cercam. Essa mulher é apresentada como padrão, claro que somos humanas e temos defeitos, mas o mais importante é depositar nos Senhor a nossa confiança.
Essa mulher apresenta algumas características:
        Como mulher, olhe para dentro de si e analise como está seu comportamento. Peça para o Espírito Santo lhe mostrar como tem agindo. Se Ele lhe mostrar que algo está fora do que a Bíblia trás como modelo de esposa, seja aberta para mudar. Busque ajuda, jejue e ore para obter sucesso na transformação. Acredito que o que mais quer é ser alguém agradável  para seu marido, ter um lar feliz e ser amada.
         Deus vai lhe ajudar nessa transformação, Ele sempre ajuda os que querem mudar.
         Gostaria que refletisse como está seu lar, e se seu marido sente prazer de estar em casa. Seja sábia, faça de seu lar um lugar de paz e repouso para seu marido, um lugar onde ele está sempre ansioso para chegar. Instrua as crianças a não fazerem muita bagunça quando seu marido está lá. Prepare um bom ambiente relaxador.
 
Certamente, todas nós queremos ser bem sucedidas como mãe, como esposa, como profissional, como dona de casa.
Mas talvez você esteja refletindo e avaliando sua vida e chega a conclusão que não tem tido sucesso em sua vida e se pergunta: o que está acontecendo? Será que está faltando sabedoria?
Saiba que pedir sabedoria a Deus não é primeiro passo. A questão é que se não tivermos compromisso com Deus, nós podemos até pedir sabedoria, Deus pela sua infinita misericórdia pode até nos dar, mas não vamos saber usá-la e de nada mai adiantar, pois nos falta compromisso com Deus, controle do Espírito Santo sobre as nossas vidas.
Portanto, para ter nossos lares edificados precisamos ser sábias. E para termos esse fruto do Espírito, faz-se necessário uma vida de total compromisso com Deus.
Lembre-se mulher, seu lar precisa de você, Deus lhe fez para ser coluna de seu lar, inabalável!
Deus quer hoje restaurar a sua vida, a sua família, o seu casamento.

Pra. Marcia Simone - 1º Chá de Mulheres Luz do Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário